A vida do Pato 2.0

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

E o embargo da União Européia às carnes brasileiras?

O Ministério da Agricultura faz e refaz listas de fazendas que "podem ser aprovadas" pelos fiscais da UE para não prejudicar tanto as exportações de carnes.

Até onde meu conhecimento me permite refletir, se a UE parar de comprar carne brasileira, boa parte da produção não será vendida no exterior pois ela é a maior compradora. Pelos princípios básicos de oferta e demanda relacionados a preços, quando a oferta é alta os preços caem, para incentivar o consumo. Tendo isso em mente, se a UE parar de importar carne brasileira, sobrará mais deste produto no mercado interno, trazendo queda nos preços. Agora eu pergunto, em negrito caps lock: ONDE ISSO É RUIM PARA O BRASILEIRO?

Só é ruim para os produtores pois sua produção não será paga em Euros e os lucros, conseqüentemente, serão mais baixos. E aqui vai outra pergunta: E NÓS, CONSUMIDORES, COM ISSO?

E respondo: nós não temos nada com isso. O produtor deve vender àqueles que desejam comprar, assim como o consumidor deve comprar aquilo que deseja consumir. Dessa forma, o produtor recebe o bem estar proporcionado pelo lucro e o consumidor, o do produto.

Eu quero é mais que a UE pare de importar carne brasileira, quero comprar Filé Mignon a R$2,00 o kilo!

Marcadores:

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home