A vida do Pato 2.0

sábado, novembro 24, 2007

Retirando a poeira com polêmica

Certa vez, numa aula na faculdade, um professor que admiro muito disse à turma que para sustentar uma opinião é preciso estar ciente de que ela será criticada por muitos e aceita por poucos, e que defendê-la certamente lhe trará mais inimizades do que amizades.

Pois bem, acho que já está na hora de estabelecer e defender a minha opinião.

Eu considero tremendamente hipócritas indivíduos que estudam ou estudaram Economia e são favoráveis ou simpatizantes do comunismo.

O comunismo é a pior DOENÇA (e a que mais matou no século passado, parafraseando o mesmo professor) que já apareceu no planeta terra, e eu vou explicar por que:

Simpatizantes dessa praga, costumam dizer que o comunismo prega a igualdade social, e que todos devem ter as mesmas condições. E quem governa e define os caminhos que uma nação inteira deverá seguir? Oras, os manda-chuvas do partido comunista, é claro! Mas estes sim, devem ser uns messias, homens santos, pois eles sim podem ter regalias e luxos, diferentemente das massas. Estes são fatos que existiram na antiga União Soviética e que ainda existem na China. Mas veja bem, se todos devem ser iguais, como alguns poucos podem (ou tem o direito) de ser "melhores" que os outros? A idéia vem abaixo, incontestavelmente.

Logicamente, os defensores mais ferrenhos dessa maldição são justamente aqueles que mais lucrariam com a mudança de sistema, lógico. São aqueles que seriam os poucos diferentes que se julgam capazes de guiar as massas para o desenvolvimento.

Comunista adora dizer que o capitalismo é uma porcaria, que permite desigualdade social e também tem a audácia de dizer que a miséria no mundo é culpa do capitalismo, e que o comunismo é uma maravilha e soluciona todos os problemas. Miséria e desigualdade social é resultado de políticas mal elaboradas e mal executadas.

É muito fácil dizer "Na União Soviética, o dinheiro vem até VOCÊ !!" parafraseando um ótimo artigo da Desciclopédia, difícil é fazer acontecer sem quebrar o sistema no processo.

É fácil fazer uma lei dizendo que negros, índios ou qualquer outro grupo étnico que sofre preconceito tem direito a X% de vagas em universidades federais. Difícil é formular políticas que resolvam corretamente o problema de vagas nessas instituições de ensino.

Sou da opinião radical, e os senhores advogados que me perdõem, de que leis de impostos e de como eles serão utilizados não devam ser escritas por advogados (cito a carreira de direito baseado no fato de nossos parlamentares serem, entre aqueles possuidores de curso superior, em sua maioria, formados nessa área de estudo) pois lhe falta a competência do conhecimento econômico para estudar as distorções causadas por eles, e os agravantes causados por leis e/ou políticas mal formulados.

Parafraseando novamente meu grande professor, o óbvio não é tão óbvio para aqueles que não tem conhecimento, e que ele me corrija pois não me recordo exatamente da citação.

Concluindo meu desabafo, deixo aqui algumas perguntas:

Você acha que um médico deve ter o mesmo salário de um cobrador de ônibus?
O piloto de um avião merece o mesmo salário de um comissário de bordo?
O presidente de uma empresa multinacional deveria receber a mesma remuneração de um estagiário?

Justifique sua resposta.

Para quem tem conhecimento, as respostas são óbvias.

No próximo post, coloco minhas respostas justificadas, para quem tem dificuldades em entender.

Marcadores: